Moldes e tampões







Temos nosso próprio laboratório no local, tornando assim um centro auditivo completo, com todo o suporte, acessibilidade e rapidez necessária, fazendo a sua experiência com a confecção de moldes e tampões mais eficiente e vantajosa.
Após fazer a sua pré moldagem com a nossa fonoaudióloga, o molde ou o tampão fica pronto dentro de 3 dias úteis. Oferecemos garantia de 3 meses para ajustes e desgaste promovendo uma boa adaptação do molde ou tampão.
Quem disse que moldes e tampões precisam ser incolores e monótonos? Temos diversas cores e modelos, o seu molde e tampão personalizado do seu jeito!
Os moldes são feitos sob medida, o que facilita a colocação do aparelho auditivo no canal auditivo, exigindo menor destreza manual do paciente, e conforto perfeito devido ao encaixe ser exato e fidedigno ao canal auditivo.
Com a ajuda do profissional capacitado, ou seja o fonoaudiólogo, o paciente escolhe o material do molde auditivo, existem dois tipos de material para o molde, sendo eles acrílico ou silicone.
O molde de acrílico é mais resistente, durável e com menor custo, aceita todos os tipos e modificações acústicas, necessário trocar ao menos 1vez ao ano ou conforme orientação da fonoaudióloga.
O molde de silicone é macio e resistente, é um material maleável, por este motivo não aceita todos os tipos de modificações, possui maior vedação, necessário trocar ao menos 1 vez ao ano ou conforme orientação da fonoaudióloga.


Os moldes assim como os aparelhos auditivos também precisam de cuidados, seguem dicas que prolongam a qualidade do seu molde:
1- No caso das próteses auditivas retroauriculares, o molde deve ser removido, através do tubo inserido no ângulo da prótese e o molde lavado com água morna e sabão neutro.
2- Pode-se utilizar uma escova para auxiliar na limpeza. Nunca utilizar álcool ou qualquer produto químico que possa deteriorar o material do molde.
Depois de lavado, o molde deve ser completamente seco tanto interna quanto externamente antes de ser recolocado o tubo no ângulo do aparelho.
3- É importante observar o tubo plástico que conecta o molde ao aparelho retroauricular, ou seja, deve estar sempre em bom estado, pois um tubo ressecado, torcido, rachado ou escuro deve ser substituído. Em média, a cada 03 meses deve ser efetuado a troca do tubo plástico, essa troca não tem custo e é muito importante para o funcionamento correto do aparelho.
4- Quanto à troca do molde auricular, deve-se fazer sempre que houver crescimento da orelha externa, alargamento do meato acústico externo, o que ocorre em virtude do uso do próprio molde, mudança acentuada de peso ou danos que ocorrem no molde.
5- Assim, crianças muito pequenas precisam trocar seus moldes a cada 03 ou 04 meses. Crianças maiores, a cada 06 meses e, adultos, anualmente.
.
.